Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Comunidade acadêmica vai integrar Conselho Deliberativo da Reserva da Biosfera do Pantanal
Comunidade acadêmica vai integrar Conselho Deliberativo da Reserva da Biosfera do Pantanal
14/03/2007 17:25:31
por Coordenadoria de Comunicação Social

Pesquisadores que tenham trabalhos sobre o Pantanal podem se candidatar a uma das vagas para compor o Conselho Deliberativo da Reserva da Biosfera do Pantanal. A comunidade científica tem duas vagas de titulares e duas vagas para suplentes no conselho. O processo de eleição foi apresentado ontem por técnicos do Ministério do Meio Ambiente em Cáceres.

A reserva da biosfera foi criada em 2000, em 2004 foi criado um grupo de trabalho, que contou com representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com o objetivo de rever o estatuto de gestão e a composição do conselho. O trabalho do grupo resultou na assinatura da portaria nº 113 de 7 de abril de 2006 que cria o Conselho Deliberativo da Reserva da Biosfera do Pantanal.

Cleide Amador de Souza, que integra o Programa Pantanal por parte do PNUD/MMA (Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento/ Ministério do Meio Ambiente), explica que a gestão da reserva da biosfera será feita pelo conselho deliberativo e daí a importância de que a sociedade civil se conscientize e participe efetivamente apresentando as candidaturas para as vagas existentes.

O conselho será composto por um representante e um suplente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Cidades, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Integração Nacional, Ibama, Estado de Goiás, Estado de Mato Grosso, Estado de Mato Grosso do Sul, representantes das populações tradicionais; das associações de moradores, dos proprietários de reservas particulares do patrimônio natural, do setor patronal de turismo, dos trabalhadores no setor de turismo; do setor patronal da Indústria (indicado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), dos trabalhadores do setor industrial.

Além desses representantes o conselho também contará com duas vagas para titulares e duas vagas para suplentes para representantes das prefeituras municipais (indicadas pela Associação Mato-grossense dos municípios e associação dos municípios de Mato Grosso do Sul), das organizações não-governamentais sociais, dos povos indígenas, do segmento dos proprietários rurais (indicados pela Famato e FAMASUL), dos trabalhadores rurais, setor de pesca profissional e comunidade científica.

No caso dos representantes da comunidade científica eles precisam comprovar com cópia o trabalho realizado na área do Pantanal. Os interessados em se candidatar também podem conseguir mais informações no site do ministério no endereço: www.mma.gov.br ou solicitando por e-mail: Cleide.souza@mma.gov.br. As inscrições podem ser recebidas até o dia 20 de abril, devendo ser enviadas para o endereço: Programa Pantanal – CRS 514, Bloco B, Loja 69 – Asa Sul – CEP: 70380-525 Brasília - DF.

Além de Cáceres, a reunião com representantes da sociedade civil que desejam integrar o conselho foi realizada em Cuiabá e será realizada também nos municípios de Campo Grande e Corumbá no Mato Grosso do Sul.

Lygia Lima – Coordenadoria de Comunicação da Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 140315
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada